terça-feira, 22 de junho de 2010

Quase metade das empresas devem recrutar mais até setembro

Empregadores brasileiros estão entre os mais otimistas do mundo - veja quais os setores que mais devem crescer nos próximos três meses e prepare-se

Talita Abrantes - EXAME.com

São Paulo - O Brasil é o segundo país mais otimista com relação ao crescimento das contratações nos próximos três meses. Os recrutadores brasileiros estão atrás apenas dos indianos no ranking de expectativa líquida de emprego, divulgado nesta terça-feira (8) pela consultoria internacional Manpower.

De acordo com a pesquisa, 44% das empresas brasileiras devem contratar mais até setembro. Apenas 4% das companhias consultadas declararam que pretendem diminuir seus quadros de funcionários no período. "Essa é uma tendência observada desde o último trimestre do ano passado, quando o país entrou na pesquisa e já alcançou a segunda posição na lista", afirma Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower.

As melhores previsões de crescimento no número de contratações estão no setor de serviços. Nessa área, a expectativa líquida de emprego (a diferença entre as empresas que devem contratar e as que irão demitir) é de 52%. Em seguida, vêm os setores financeiro/seguros e de imóveis, com 49% e construção civil, com 43%.

De acordo com a pesquisa, o nível de empregabilidade será maior no estado do Paraná. No estado, a expectativa líquida de emprego é de 44%. Rio de Janeiro e Minas Gerais vêm logo em seguida com 38%.

Apesar dos números positivos, Guimarães lembra que o país esbarra ainda na questão da qualificação profissional. Em pesquisa divulgada no mês passado, a consultoria constatou que 64% das empresas brasileiras tinham dificuldade para contratar profissionais qualificados.

Para cargos de ensino superior, faltam profissionais formados em engenharia, contabilidade e áreas da tecnologia da informação. "E essas são as áreas onde se espera maior crescimento para o próximo trimestre", diz.

Pesquisa

Para chegar ao ranking da expectativa de emprego, a consultoria Manpower ouviu 61 mil empregadores em 36 países. Desses, recrutadores de 31 países esperam aumentar o número de postos de trabalho nos próximos três meses.

O continente asiático abriga os empregadores mais otimistas. Índia, Taiwan e China estão entre as nações que mais devem contratar nos próximos três meses.

A crise na zona do euro já minou as esperanças dos empregadores europeus. Dos cinco países pertencentes ao grupo dos PIIGS, quatro mostram as piores expectativas para a geração de emprego no próximo trimestre. Os italianos são os mais pessimistas, seguido pelos recrutadores da Irlanda, Espanha e Grécia.

No Brasil, ao contrário, este é o momento, de acordo com o especialista, para aproveitar dessa maré de otimismo. Por isso, não deixe de conferir as dicas para fazer um currículo impecável e os truques para um bom currículo na internet. Prepare-se também para uma entrevista de emprego ao descobrir as 13 perguntas mais clássicas de entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário