sábado, 19 de junho de 2010

Avaliação de Desempenho

Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento, verifica o comportamento dos indivíduos em face dos resultados desejados. O Objetivo principal e final da avaliação de desempenho é contribuir para o desenvolvimento das pessoas dentro da organização, o mesmo deve conter as informações necessárias que permitam identificar oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações em relação aos níveis gerais, por área e individual da organização.

Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.


Ciclo de avaliação de desempenho



São as etapas que necessárias para a elaboração de um processo de avaliação de desempenho, atualmente são usadas cinco etapas: 1) planejamento estratégico, o mercado exige que as organizações tenham um posicionamento estratégico e agilidade na sua reformulação; 2) Objetivos da unidade, só depois de estabelecidos os objetivos da organização é que pode ser efetuada uma reformulação no ambiente; 3) Contrato de objetivos, Indicadores e padrões de desempenho, a organização adota métodos específicos ou mesmo inovadores para avaliar da melhor maneira os seus funcionários; 4) acompanhamento dos resultados, não basta avaliar o desempenho, é necessário o monitoramento continuo dos resultados; 5) Avaliação final, é o inicio da reformulação organizacional, onde todos os dados da avaliação são concluídos.

Referências:
www.questiona.com/avaliação_de_desempenho.asp

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